CONCURSO LITERÁRIO

DSCN3392 banner

O Concurso

O Projeto de [Co]inspiração Cultural Fotoverbe-se! abre inscrições para a 1ª Edição do Concurso Literário Fotoverbe-se.com. No ano de 2015 o Concurso contemplará duas categorias: Conto e Crônica, sob a temática “A Arte e/ou o Artista”. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 22 de agosto de 2015. Podem participar do concurso brasileiros ou estrangeiros fluentes em língua portuguesa e que residam dentro do território nacional.

Os três primeiros colocados em cada uma das categorias receberão via correios no endereço indicado na ficha de inscrição a premiação que corresponde a um exemplar de trabalhos autorais e exclusivos das artistas paranaenses Luciá Consalter e Liane Mestrinho, livros do poeta Alvaro Posselt e ainda terão seus textos publicados com biografia no portal Fotoverbe-se.com!

Como se inscrever

Até o dia 22 de agosto de 2015 pelo e-mail mural@fotoverbe-se.com
Confira o regulamento completo e imprima a ficha de inscrição abaixo!

Regulamento

I CONCURSO LITERÁRIO FOTOVERBE-SE.COM

OBJETIVO:

O I Concurso Literário Fotoverbe-se.com tem como objetivo principal incentivar, valorizar e reconhecer a produção literária de autores de língua portuguesa. A temática “A Arte e/ou o Artista” tem o objetivo de valorizar todas as formas humanas de expressão subjetiva, assim como provocar o público participante e leitor a refletir sobre todas as formas de arte e seus cultores, apresentando novas leituras, provocações e perspectivas sobre o tema.

DAS INSCRIÇÕES:

– As inscrições estarão abertas até o dia 22 de agosto salvo prorrogação anunciada expressamente.

DAS CONDIÇÕES E CATEGORIAS DE PARTICIPAÇÃO:

– A participação é aberta aos escritores de qualquer nacionalidade (desde que se expressem fluentemente em língua portuguesa), maiores de 18 anos e residentes em território brasileiro.

– São impedidos de participar do presente Concurso os membros da comissão organizadora e julgadora, bem como seus cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta e colateral, consanguíneos ou afins, até segundo grau.

– Cada participante poderá se inscrever gratuitamente com apenas uma obra do gênero Crônica ou Conto, dentro da temática “A Arte e/ou o Artista”.

– Serão aceitas obras redigidas exclusivamente em língua portuguesa, inéditas ou não, desde que não publicadas em jornais, revistas e periódicos impressos, não sendo impedimento à inscrição a simples divulgação anterior em blogs e sites, além de redes sociais.

– O autor deverá optar pela participação em apenas uma das categorias, devendo o Conto ou a Crônica conter o limite máximo de 02 (duas) laudas, com apresentação em formato A4, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm. O título e o pseudônimo do autor devem ser as únicas informações junto ao corpo do trabalho inscrito.

– Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo formato PDF para o e-mail mural@fotoverbe-se.com, com o assunto “I CONCURSO LITERÁRIO” e o pseudônimo do participante, acompanhados da ficha de inscrição disponível ao final do presente Regulamento. Não serão enviados emails de confirmação de recebimento por parte da comissão organizadora.

DAS ETAPAS DO CONCURSO:

– O processo de seleção dos trabalhos será realizado em três etapas:

1-Análise pela comissão organizadora quanto à obediência aos termos do presente Regulamento e consequente desclassificação daqueles que descumpram qualquer dos itens dispostos.

2- Envio dos trabalhos ao corpo formado por 03 (três) julgadores de reconhecida competência intelectual na área de atuação, os quais avaliarão as obras em caráter de decisão irrevogável, de acordo com os critérios de criatividade, intertextualidade, coesão/coerência.

3- Retorno dos jurados e soma das notas designadas, com a consequente comunicação dos vencedores (1º, 2º e 2º lugares) via e-mail e emissão de seus correspondentes certificados.

4- Envio da premiação aos vencedores e publicação dos textos pela comissão organizadora no endereço eletrônico http://www.fotoverbe-se.com na aba “Mural”, especial “Vencedores do I Concurso Literário – Arte e artista!”

DA ORGANIZAÇÃO

– O I CONCURSO LITERÁRIO FOTOVERBE-SE.COM! conta com a organização dos idealizadores do Projeto de [Co]inspiração Cultural Fotoverbe-se!, a saber Andressa Barichello e Paulo Andrade, cabendo a estes solucionar quaisquer controvérsias, casos omissos ou pendências advindas do Concurso, bem como realizar de modo exclusivo quaisquer comunicados aos participantes e interessados que deverão sanar duas dúvidas e levar suas questões ao email mural@fotoverbe-se.com

– O trabalho da organização encerra-se a partir da entrega dos prêmios aos vencedores.

– A responsabilidade pelo fornecimento dos prêmios anunciados nesse Regulamento, por se tratar de trabalho artístico, cabe às artistas Luciá Consalter e Liane Mestrinho, bem como ao poeta Alvaro Posselt, os quais entregarão aos organizadores a premiação que entenderem condizente à classificação, cabendo aos últimos o envio via correios aos premiados.

DA COMISSÃO JULGADORA:

– Haverá uma única comissão julgadora para ambas as categorias, composta por três especialistas convidados, os quais terão seus nomes mantidos em sigilo até a divulgação dos resultados.

– O parecer da comissão será registrado em ata e até 03 (três) menções honrosas poderão ser concedidas por categoria, à critério.

– As decisões da comissão além de irrevogáveis são irrecorríveis.

DISPOSIÇÕES FINAIS:

– Efetivada a inscrição, não serão aceitas quaisquer alterações nos trabalhos entregues.

– Não serão aceitos trabalhos que possuam apologia ao uso de drogas, conteúdo racista, machista, homofóbico ou de qualquer forma preconceituoso, ou que expresse propaganda política ou intolerância religiosa;

Ao realizar a inscrição, o candidato manifesta pleno acordo com o Regulamento do Concurso e autoriza, para todos os fins, a divulgação e publicação de seu nome e trabalho inscrito, à critério da organização, no endereço eletrônico http://www.fotoverbe-se.com

Os textos serão publicados com o nome do autor (indicado na ficha de inscrição), exceto quando o autor manifestar expressamente a intenção de ser identificado apenas com seu pseudônimo.

-Os participantes são integralmente responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelas consequências jurídicas decorrentes de eventual prática de plágio (total ou parcial), respondendo perante terceiros pelos conteúdos que caracterizem a obra de ficção.

Fica eleito o foro da Comarca de Curitiba/PR para dirimir quaisquer dúvidas constantes do presente Regulamento.

Curitiba, 09 de junho de 2015.

Organização:
Paulo Andrade
Andressa Barichello

Apoio Cultural:
Liane Mestrinho
Luciá Consalter
Alvaro Posselt

ANEXO I – FICHA DE INSCRIÇÃO
Título da Obra:
Pseudônimo Autor:
Nome do autor:
Data de nascimento:
Estado:
UF:
RG:
Órgão expedidor:
Profissão:
Endereço completo com CEP:
Email:
Telefones:
Breve Biografia Literária – Máximo 10 linhas:
( ) Declaro para os devidos fins estar ciente de todo o conteúdo do I Concurso Literário Fotoverbe-se.com!

Confira os prêmios em: http://www.fotoverbe-se.com/premios/